Ok, não é o tipo de pudim de leite condensado que você estava esperando né? Mas o pudim de chia ou chia pudding como chamamos aqui nos Estados Unidos, carrega esse nome pelo simples fato que a consistência dele é muito parecida com os “chocolate puddings” americanos. Doces com uma consistência mais cremosa assim, aqui é chamado de pudding.
Fazem alguns aninhos que descobri a Chia e desde então me apaixonei por ela. Ela é super versátil e riquíssima em vitaminas e minerais. Sempre que posso, tento incorporar ela na minha alimentação diária. Seja por cima de saladas, em smoothies, por cima de iogurte, com frutas e por ai vai.
A chia é uma sementinha bem pequenininha e com uma propriedade muito show. Elas podem rapidamente absorver uma grande quantidade de líquido – entre 9-12 vezes o seu volume, em menos de 10 minutos, e quando ela entra em contato com algum líquido ela cria uma espécie de gel ao redor dela. É bem legal de observar!
Benefícios da semente de Chia:
A razão pela qual as sementes de Chia são tão benéficas é devido a elas serem ricas em fibras, gorduras ómega-3, proteínas, vitaminas e minerais, tais como:
- Fibra (11g – 42% valor diário recomendado)
- Proteína (4,4 g – 9% de VDR)
- Os ácidos gordos ómega-3 (4915 mg)
- Os ácidos gordos ómega-6 (1620 mg)
- Cálcio (77 mg – 18% de VDR)
- Cobre (0,1 mg – 3% de VDR)
- Fósforo (265 mg – 27% de VDR)
- Potássio (44,8 mg – 1% de VDR)
- Zinco (1,0 mg – 7% de VDR)
-Chia também contém ácidos graxos essenciais alfa-linolênico e ácido linoleico, estrôncio, vitaminas A, B, E e D e minerais, incluindo enxofre, ferro, iodo, magnésio, manganês, niacina, tiamina, e eles são uma fonte rica de antioxidantes. (fonte)
A regra básica para preparar a chia é simplesmente misturar ela com um líquido. Seja água, suco, leite e até iogurte. Mas se você fizer simplesmente este passo, ela vai ficar uma geleia bem sem graça e sem sabor nenhum. Tenho certeza que só vai descer uma colherada. Então o segredo é sempre combinar ela com outros ingredientes saborosos. Como frutas, mel, stevia, agave, xarope bordo, extrato de baunilha, geléias de frutas (de preferência sem açúcar), granola, cacao e por ai vai. A escolha é SUA! Deixe a sua imaginação te levar…
Essa receita é tão simples e tão rápida, qualquer um pode fazer! Até as crianças! (só precisa de tempo para deixar na geladeira para ela absorver o líquido). Além disso, é tão saudável que você pode comer até no café da manhã. Chocolate no café da manhã??? Se isso não te convencer a fazer essa receita, eu não sei o que vai! Hahaha!
Esta receita é totalmente versátil, uma vez que você tem a proporção de líquido / semente correta, as possibilidades de sabor são realmente infinitas.
Prepare essa mistura na noite anterior e você terá um lanchinho/sobremesa saudável prontinha para quando bater aquela vontade!
Ela também dura por alguns dias na geladeira (se sobrar né?), então fique a vontade para fazer uma porção maior ou já deixar preparada de ante mão para uma ocasião especial.
Pronto, chega de tagarelar né?
Vamos ir logo à receita?
Enjoy, amigos!
- 1 xícara de leite de amêndoa sem açúcar (ou a sua alternativa de leite favorita)
- 4 colheres de sopa de sementes de chia
- 4 colheres de sopa de agave, xarope de arroz integral, xarope de ácer ou stevia a gosto
- 1 colher de sopa de cacau em pó (NÃO achocolatado por favor!)
- ½ colher de chá de extrato baunilha
- Em um recipiente (para sujar menos louça sugiro já fazer no próprio pote que vai guardar o pudim) coloque 2 colheres de sopa do seu leite, o extrato de baunilha e o cacau em pó.
- Agora misture até o chocolate incorporar por completo. Pode levar um tempinho, mas eventualmente ele mistura bem. (Eu recomendo misturar o cacau com pouco leite exatamente pelo fato que ele demora a incorporar, e quando tem menos líquido ele mistura muito mais rápido).
- Assim que estiver tudo bem misturado, adicione os outros ingredientes e mexa por cerca de 3 minutinhos. Você vai ver logo logo a consistência da chia começar a mudar.
- Depois que tudo estiver misturado, cubra e leve a geladeira por cerca de 15 minutos.
- Depois que os 15 minutos passaram, misture novamente o pudim.
- Repita isso 2 vezes. (O que isso vai fazer é ajudar a chia misturar bem com o líquido e permitir com que você quebre qualquer bolas grandes que possam acontecer. Se você simplesmente jogar a chia dentro do líquido e colocar na geladeira, a chia vai descer toda para o fundo e o líquido vai ficar por cima. Resultado? Uma pedra de chia! Não é isso que você quer).
- Demora de 4-6 horas para chia sugar todo o líquido e chegar na melhor consistência possível.
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.
Boa noite Aline, estou adorando suas receitas, acabei de conhecer o site e farei essa receita na quinta-feira dia 06.07.17, para minha amiga que é vegana e vem me visitar. Só fiquei com uma dúvida: é para mexer mais duas vezes após a primeira mexida ou apenas duas vezes bastam? Obrigada. Ah, gostaria de saber também se na receita dos biscoitos e nas outras posso usar açúcar demerara, já que não uso nenhum tipo de adoçante?
Magali, seja muito bem vinda querida! Fico tão feliz em saber que tem gostado e usado as receitas. Desculpa só estar respondendo o seu comentário agora 2 dias após o dia que você fez a receita, mas tenho certeza que deu tudo certo! Sobre o pudim de chia, eu normalmente mexo mais 2 vezes após a primeira, então o total de 3. Mas já fiz com 2 também por ter esquecido, e deu tudo certo! Sobre as outras receitas, açúcar demerara deve funcionar bem. Somente se certifique de experimentar as receitinhas antes para ter certeza que está doce o suficiente para o seu gosto. Adoçantes tendem a ser bem mais doces e fortes do que açúcar refinado e açúcar demerara, necessitando menor quantidade. Se você experimentar alguma receita fazendo a substituição eu amaria ver um comentário contando pra gente os ajustes que você fez! Um beijo querida, e volte sempre!
very nice recipe! I will give it a try
Thank you! I hope you enjoy it.