O ano começou com tudo aqui em casa, e quando digo isso, infelizmente não digo em um bom sentido.
Ficou TODO mundo gripado, de cama, com febres, tosse, muitas noites mal dormidas e por ai vai… Ainda estamos nos recuperando, e eu já estou me sentindo bem melhor. Graças a Deus.
Nós estamos tendo uns dias bem loucos por aqui, com dias super frios e depois sol? Eu não entendo o tempo aqui no Texas. Ele tem uma mente própria e não é nada previsível. Então, em dias frios, o que costumamos fazer? Nada. Ficamos em casa e não fazemos absolutamente nada. Acho que a vezes não fazer nada é a melhor decisão. E nada, significa cozinha pra mim, e de preferência, alguma sobremesa. (Formiguinha é um caso sério né?)
Já postei uma receita de Panna Cotta Italiana sem açúcar clássica aqui no blog, e lá falei como eu sou apaixonada por Panna Cotta, na verdade todos aqui em casa são. E para você ver como eu não estava mentindo, aqui vai mais uma receita.
Panna Cotta é uma receita incrivelmente fácil de fazer, porém extremamente versátil, super clássica e elegante. Por as pessoas não saberem como é fácil de fazer, a Panna Cotta acaba virando aquela sobremesa que “você come em restaurante” sabe?
Com uma textura super cremosa e um sabor decadente, aposte nessa receita para salvar as suas festas, surpreender as visitas, dia das mães, dias dos namorados, ou simplesmente se deliciar nela nos dias que você fica em casa sem fazer nada. Assim como eu. Quem disse que tem que ter ocasião especial para comer coisa boa? Tô fora.
Como mãe de duas crianças, que ainda requerem muito da minha atenção, a realidade é que nem sempre posso prever quanto tempo vou realmente ter para ficar na cozinha testando receitas. Sejam elas mais trabalhosas ou não. E não há nada mais recompensador do que uma sobremesa super chique mas que não deu trabalho nenhum de fazer. Assim como essa de hoje.
O que é diferente sobre esta receita da minha anterior Panna Cotta? Essa receita de Panna Cotta é feita com duas camadas, uma de baunilha clássica que já ensinei aqui, e a outra com chocolate não adocicado. E você precisa preparar duas misturas diferentes de Panna Cotta.
Se você quiser fazer ficar ainda mais chique e tiver o tempo e a paciência de ficar esperando cada camada endurecer na geladeira (cerca de 40 minutos por camada), ela pode ter quantas camadas você quiser. Como eu não sou dessas, foram só duas mesmo.
A combinação da baunilha com chocolate é perfeita na minha opinião. Um complementa o outro e nenhum dos dois lutam por atenção. Você consegue sentir o gosto destinto de cada um.
O fato de eu ter escolhido usar o chocolate sem açúcar é por que não comemos açúcar aqui em casa, e o foco do blog é realmente esse não é? Mas, se você não tiver essa restrição pode usar um chocolate meio amargo (70%) também tá? Só ajuste a quantidade de xylitol para não ficar doce demais e acabar sendo enjoativo. A escolha é sua.
Esta receita precisa ser feita com antecedência. Então não espere fazer ela pela manhã e comer ela no almoço. Não vai rolar. Ela fica ainda mais gostosa no segundo dia, porque já teve mais tempo de endurecer bem.
Enjoy!
- 1 xícara de leite integral
- 1 colher de sopa de gelatina em pó não aromatizada
- 3 xícaras de creme de leite fresco
- ⅓ xícara de mel
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de adoçante de sua preferência (Xilitol, Açúcar de coco, Eritritol, ou uma mistura).
- Pitada de sal
- 1 xícara de leite integral
- 1 colher de sopa de gelatina em pó não aromatizada
- 2 xícaras de creme de leite fresco
- ½ xícara de (Xilitol, Açúcar de coco, Eritritol, ou uma mistura)
- 70g de chocolate 100% cacau
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
- 2 xícaras de frutas vermelhas (Eu usei morango, mirtilo e framboesa)
- ¼ xícara de água
- Opcional: adoçante a gosto (Xilitol, Açúcar de coco, Eritritol, mel, agave...) Eu não uso nenhum adoçante na calda pois acho que as frutas já tem açúcar suficiente
- Coloque o leite em um pratinho pequeno, e despeje a gelatina por cima. Deixe descansar por cerca de 3 a 5 minutos para que a gelatina amoleça.
- Despeje a mistura do leite e da gelatina em uma panela e esquente em fogo médio até que a gelatina se dissolva por completo. Mas não deixe o leite ferver.
- Adicione o creme de leite fresco, o mel, o adoçante e o sal. Mexa até o adoçante dissolver por completo. Entre 4 a 6 minutos.
- Retire do fogo e misture o extrato de baunilha. Despeje em taças de vinho, forminhas ou copinhos. Refrigere até que endureça por completo, mínimo de 1 hora.
- Coloque o leite em um pratinho pequeno, e despeje a gelatina por cima. Deixe descansar por cerca de 3 a 5 minutos para que a gelatina amoleça.
- Em uma panela média e em fogo médio baixo, e despeje o creme de leite fresco o adoçante e o sal. Esquente, mas não deixe ferver.
- Abaixe o fogo e adicione o chocolate bem picadinho e misture até derreter por completo.
- Adicione a mistura do leite e da gelatina e o extrato de baunilha dentro da mistura do chocolate. Mexa até a gelatina dissolver por completo. Entre 4 a 6 minutos.
- Despeje a mistura de chocolate por cima da mistura de baunilha, depois que já estiver bem durinha. Deixe endurecer por completo. Entre 4-5 horas.
- Em uma panela pequena leve todos os ingredientes pra cozinhar em fogo médio/baixo. Mexendo regularmente até formar uma calda não muito grossa. Cerca de 7-10 minutos.
- Espere esfriar antes de colocar por cima da Panna Cotta.
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.
Pedro Miguel says
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel
Aline says
Muito obrigada Pedro, de coração.
Rosangela Torres says
Sou intolerante a leite, você já tentou usar leite vegetal?
O de soja tem bastante cremosidade…
Aline says
Rosangela,
Tudo bem querida? Eu nunca tentei, mas não vejo porque não daria certo. Substitua o leite e o creme de leite fresco pelo leite de soja, e deve ficar bem parecido. O creme de leite sem dúvida é mais cremoso do que o leite de soja, mas acho que ficaria bem gostoso de qualquer forma.
Se fizer, me conta!
Beijos.