Depois que você fizer a sua própria maionese, você nunca mais vai querer saber das maioneses prontas do mercado.
Você já parou para olhar o rótulo da sua maionese? Ela provavelmente será feita com óleo de soja ou canola. Ambos que não tem nenhum benefício nutritivo. Ao contrário de outros óleos e gorduras mais saudáveis, o óleo de canola requer um processo pesadíssimo e altamente industrializado para ser feito. Ambos são inflamatórios e essas gorduras trans artificiais são muito perigosas e associadas à várias doenças sérias de saúde. Isso sem falar nos outros ingredientes também presentes, como o açúcar e conservantes.
Acredite em mim, ela não é a melhor opção para sua salada de batata, conhecida como “maionese”. Rsrs.
Eu tinha desistido da maionese há um tempo atrás, não por não gostar (eu gosto!), mas porque não queria comer as maioneses já prontas.
Eu também tinha colocado na minha cabeça que era muito difícil de fazer uma maionese caseira, e realmente nunca tinha tentado.
Até eu tentar!!!! E como eu estou feliz que eu decidi tentar! Este método é tão fácil que consigo fazer com os olhos vendados. Sério!
Vou explicar um pouquinho sobre os ingredientes e os equipamentos necessários:
- Um liquidificador de mão. Esse equipamento é a ferramenta mais importante para o sucesso da sua maionese. É quase uma mágica! E sim, eu recomendo que seja um liquidificador de mão. (Já vi comentários de pessoas que tiveram sucesso usando liquidificador normal ou até o processador. Mas eu nunca tentei pessoalmente, então não posso garantir).
- 1 jarro de vidro. Você vai usar ele para fazer e também já armazenar a sua maionese nele. Certifique-se de usar um jarro meio alto e alongado, com uma boca larga o suficiente para que o seu liquidificador de mão caiba dentro.
- Um ovo grande inteiro e de preferência bem fresco e orgânico. Tente usar o maior que você tiver na sua caixinha. (Os ovos criam a textura lisa e cremosa da maionese. Eles contêm um emulsificante natural conhecido como lecitina, que ajuda a manter o óleo e o vinagre de se separaram depois de serem misturados).
- Azeite Extra light / Suave. É muito IMPORTANTE que você use o azeite extra light / suave e não o azeite de oliva extra virgem. Esse é muito forte para maionese e vai ficar com aquele gosto bem distinto de azeite. Você pode substituir por óleo de abacate, macadâmia, amêndoa ou nozes.
- O suco de limão e vinagre são usados para dar aquele sabor meio azedinho e também para a preservação.
A melhor parte é que você pode temperar a sua maionese do jeitinho que você bem entender! Pode adicionar mostarda, pimenta do reino, ervas, alho, etc…
É muito fácil, prática e rápida essa receita! Te garanto uma maionese cremosa, deliciosa e saudável em suas mãos em apenas 30 segundos! Aposto que você nunca mais vai querer comprar as maioneses prontas!
Enjoy, amigos!
- 1 ovo grande inteiro (diretinho da geladeira)*
- 2 colheres de chá de suco de limão
- ½ colher de chá de vinagre branco, vinagre de vinho branco ou vinagre de maçã
- ¼ colher de chá de sal rosa do Himalaia
- 1 xícara de azeite extra light/suave
- ¼ colher de chá de pimenta do reino
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1 dente de alho, descascado e grosseiramente picado
- Comece quebrando o ovo diretinho da geladeira dentro do seu recipiente. Não há necessidade de esperar ficar em temperatura ambiente. E sim, é para o usar um ovo inteiro (clara e gema).
- Adicione o suco de limão, o vinagre e o sal. (Se você quiser adicionar mostarda, alho ou outros temperos, agora é a hora). Eu adiciono sempre um pouco de mostarda dijon e um pouquinho de pimenta do reino.
- Despeje a xícara cheia de azeite. Mas NÃO misture nada!
- Agora deixe o vidro parado por alguns segundos. Apenas o tempo suficiente para o ovo parar de mexer e encontrar um lugar aconchegante no fundo do recipiente debaixo do óleo.
- Coloque o liquidificador dentro e empurre-o até o fundo do jarro.
- Der pulsadas com o botão liga/desliga e não mova o liquidificador por 20 segundos. Deixe ele paradinho no fundo do jarro. Ai a mágica começa!
- Após 20 segundos, a maionese já vai estar quase toda batida e misturada. Comece a levantar o liquidificador devagar, e certifique-se que tudo está se misturando bem.
Tayane says
Eu faço sempre como o ovo cozido e fica ótimo. Pra quem tiver medo de comer ovo cru, pode tentar que dá certo.
Fernanda says
Não deu certo e tentei duas vezes!
Adoraria que os cozinheiros fossem precisos nas quantidades e no modo de preparo
Aline says
Fernanda,
Entendo a sua frustração por não ter dado certo. É chato gastar ingredientes.
Para mim sempre deu, e várias pessoas já experimentaram, e deu super certo e amaram.
A respeito de quantidades e modo de preparo, eu sempre explico em detalhes nas minhas receitas, e nessa não foi diferente. Tem exatamente as quantidades que você precisa usar e o modo de preparo bem explicadinho.
Gabriel says
Experimenta fazer o seguinte: coloca apenas o ovo com um pouquinho de óleo no liquidicador, ao bater coloca o resto do óleo em fio, devagar, e após, quando estiver quase pronto, apenas aí coloque os outros ingredientes, e misture até ficar homogêneo. A maionese em si, é apenas ovo e óleo. O sal, em especial, se colocado antes de ligar o liquidicador, atrapalha a reação e pode fazer a mistura falhar.
LUCIANE ZOLETTI says
Olá! Posso usar somente a gema? Sou altamente intolerante a clara de ovo. Obrigada
Aline says
Luciane,
A clara do ovo emulsiona a maionese devido ao seu componente de proteína, enquanto a gema do ovo ajuda na cremosidade.
Para ser honesta, eu nunca tentei fazer sem a clara para ver o resultado. Acho que vale super a pena tentar.
Sonia says
Eu faço com 1 gema crua e uma cozida. Amasso as gemas com garfo, coloco os temperos e vou colocando aos poucos o azeite, misturando com movimentos rápidos até ficar cremosa. Dá super certo e fica uma delícia. O vinagre ou limão não deixa a maionese ficar com gosto de ovo.
joao says
alguem sabe me indicar um lugar que venda esse tipo de azeite no brasil?
Aline says
Joao,
Infelizmente por não morar ai, não tenho como te ajudar. Talvez alguém por aqui nos comentários possa te ajudar.
Abraços.
Alan says
Fica cheiro de ovo cru?
Aline says
Alan,
Eu pessoalmente não sinto.
Mas algumas pessoas podem ser super sensíveis ao cheiro de ovo, e talvez para elas fique? Não sei te responder se você é uma dessas.
Desculpe.
Mara says
Apenas um feedback, segui exatamente como está aqui e ficou perfeita!!
Aline says
Maravilha! 🙂
Monica says
Olá! Pode ser usado como base para um molho de alho?
Aline says
Monica,
Não tenho certeza à qual tipo de molho de alho você está se referindo.
Se for algo que usa maionese como a base, sem dúvida pode usar! A melhor parte dessa maionese é a flexibilidade que você tem de adicionar QUALQUER tempero que você desejar. Fica tudo delicioso!
Beijos querida!
Pamela says
Qual o prazo de validade? Em quanto tempo pode consumir?
Aline says
Pamela,
Eu recomendo 2 semanas.
Aqui em casa nunca passou disso.
Nicole says
Parece muito incrível! Não é possível bater no liquidificador direto ou com um garfo/fouet?
Aline says
Nicole, seja bem vinda!
Como eu disse no post, algumas pessoas já me disseram que conseguiram o mesmo resultado usando o liquidificador. Eu pessoalmente nunca tentei, então não tenho como garantir. Sobre o fouet, eu não acredito que a maionese chegaria na consistência desejada. Precisa de velocidade rápida para atingir esse resultado. Se você experimentar com o liquidificador e der certo, volta aqui para nos contar! Abraços querida!
Rene Melo says
Acho que no fouet você até consegue, mas vai ter que colocar apenas a gema e a maionese, e começar a emulsificação lentamente e ir adicionando o pelo aos poucos. A vantagem do mixer nesse caso é a rapidez que a “mágica” acontece. \o/
Aline says
Verdade Rene.
O estilo clássico de fazer maionese é realmente no fout, e somente usando a gema. Mas ai é outro método completamente. E demora, e haja força nos braços. 🙂