Fazer o iogurte é fácil! Fazer iogurte grego? É igualmente fácil!
Claro, requer dedicação, mas se você consegue medir, mexer e ler um termômetro, você tem toda a habilidade necessária!
Para fazer iogurte grego, você só precisa de leite integral, um iogurte natural para atuar como sua cultura inicial (o iogurte usado tem que conter apenas leite e fermento lácteo, não pode ter açúcar, gelatina ou outros ingredientes usados para engrossar ou preservar), um paninho limpo (toalha de cozinha ou até mesmo aquelas fraldinha fininhas de bebê), um termômetro, um escorredor peneira ou de macarrão mesmo, e paciência.
Você pode usar o leite e o iogurte nas versões desnatadas ou semidesnatadas, mas o resultado não é um iogurte tão cremoso e grossinho. Ele ficará mais ralinho e líquido. O melhor é usar (leite e iogurte) integral mesmo. Deixe de lado tudo o que lhe foi ensinado sobre os males de produtos lácteos integrais. Isso simplesmente não é verdade! Na realidade, exatamente o oposto é verdade. Pesquisas nos mostram que comer lácteos integrais, e não desnatados ajuda a manter um peso saudável e ajuda a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.
Por causa das restrições da minha filha, as nossas compras no mercado não são nada baratas, então tento economizar aonde posso. E vamos admitir gente, iogurte grego é sim caro! E creio que no Brasil deve ser muito mais do que aqui nos Estados Unidos. Então pra mim, vale sim MUITO a pena fazer o meu próprio iogurte. Com apenas o custo de 1 galão de leite aqui ($2.50 dólares), você acabará com quase 8 xícaras de iogurte grego. O que é mais ou menos o que vem dentro de 3 potes grandes de iogurte aqui. Que sairia por volta de $15 dólares para mim. Me diz que não vale a pena?
Com esta receita, você pode deixar o iogurte natural mesmo, ou optar por fazer o grego. A diferença é simplesmente o fato de escorrer o iogurte depois de pronto. Quanto mais tempo você deixar escorrer, mais soro sera removido, e mais grosso o iogurte fica.
A melhor parte de fazer iogurte em casa é mais dinheiro no seu bolso, mais controle sobre quais ingredientes estão realmente dentro do seu iogurte e controle completo de quão grosso ou ralo você prefere.
Nessa receita, eu uso um galão de leite (não chega a 4 litros). Você pode fazer meia receita e dará certo também (eu já fiz), mas como este iogurte permanece na geladeira por até 2 semanas, dependendo de quanto iogurte você ou sua família consome, vale mais a pena fazer logo uma quantidade maior e não ter trabalho 2 vezes. E uma vez que o iogurte fica pronto, ele pode servir de cultura inicial para a sua próxima leva. De modo que só é necessário comprar iogurte 1 vez.
O passo a passo:
Não deixe o passo a passo te assustar. É muito mais fácil do que aparenta.
# 1: Aqueça o leite
O primeiro passo é aquecer o leite. Então despeje o leite em sua panela e em fogo médio-baixo, aqueça o leite. Não deixe ferver, o leite precisa ser aquecido lentamente para que as enzimas e proteínas não sejam destruídas. Mexa de vez em quanto para evitar que crie nata. Com o seu termómetro, deixe o leite chegar a 80°C. Assim que atingir essa temperatura, tire a panela do fogo.
# 2: Deixe o leite esfriar
Esse passo vai demorar um pouquinho, mas não requer a sua atenção o tempo todo. Volte periodicamente ao longo da próxima hora ou até que o leite chegue a temperatura de 35-45°C. Você pode usar um termômetro se tiver, mas você não precisa, você pode usar os seus dedos. Quando você conseguir deixar as ponta dos seus dedos no leite por dez segundos ou mais, sem queimá-los, o leite está na temperatura certa.
# 3: Adicione as bactérias (o iogurte pronto)
Misture meia xícara do iogurte preparado em uma pequena quantidade do leite morno até que esteja completamente misturado, e em seguida coloque a mistura dentro do resto do leite na panela. Mexa bem para que todo o leite misture com a bactéria e em seguida, despeje todo o leite em uma tigela de cerâmica ou de vidro. (Cerâmica mantém o calor por mais tempo, por isso é benéfico se você tiver uma tijela que seja grande o suficiente). Se a sua tigela tiver uma tampa, coloque-a, caso contrário, cubra-a com plástico filme.
# 4: Mantenha a mistura em um espaço quente (como o forno)
Ligue a luz do forno. Enrole a sua tigela com uma toalha grossa (isso irá manter as coisas ainda mais quentinhas) e coloque a tigela dentro do forno (com o forno DESLIGADO). Este é o passo mais importante. É aqui que a bactéria vai ser ativada e vai multiplicar. A luz do forno produzirá calor suficiente para manter seu forno quente, mas se o seu forno não tiver luz, ligue-o na temperatura mais baixa por volta de 5 minutos antes de colocar a tigela dentro, e depois desliga. Enrole também na toalha e coloque dentro de um isopor ou bolsa térmica.
Não manter a temperatura quente o suficiente é o problema # 1 quando se diz respeito a iogurte. Agora relaxe por 6 a 12 horas. Deixe o iogurte completamente parado e sem perturbações. Ele precisa descansar para que der certo. Eu gosto de deixar o meu por cerca de 9 horas ou mais. Quanto mais tempo ele ficar na cultura, mais azedinho e com gostinho de iogurte ele vai ficar. Que é do jeito que eu gosto. Então, muitas vezes já deixei o meu dentro do forno por mais de 12 horas. Mas o meu sabor preferido acontece as 10 horas.
Quando você acordar pela manhã, retire o iogurte do forno, desenrole a toalha, e observe a mágica que acabou de acontecer e que você criou! É muito impressionante.
# 5: Escorra o iogurte (ou não)…
Agora sim, ele vai virar grego.
Pegue o pano e coloque por cima do escorredor, agora coloque o escorredor por cima de uma tigela grande o suficiente. Em seguida, despeje seu iogurte dentro do escorredor por cima do pano. Enrole o pano por cima para fechar e coloque a tigela dentro da geladeira. Deixe o iogurte escorrer entre 2-4 horas. Quanto mais você escorrer o iogurte, mais grosso ele vai ficar e mais soro produzirá.
O que é soro do leite? É Whey. Whey é o leite sem as gorduras e sólidos. É basicamente água com lactose (o açúcar natural do leite) e proteína. (você pode guardar o Whey e usar em outras receitas também…)
Prontinho!!! Você conseguiu! Acredita nisso?
Quando o iogurte escorrer, ele está prontinho para ser guardado em um potinho com tampa. No caso de você se esquecer do iogurte escorrendo por muitas horas (não que tenha feito isso antes…), e seu iogurte ficar muito grosso, basta adicionar um pouco do whey e misturá-lo novamente.
DICA: Eu recomendo misturar o iogurte com um fouet ou com a batedeira, depois dele ter escorrido. Isso tornará o iogurte muito mais cremoso e vai eliminar qualquer bolinhas que estejam presentes.
Enjoy, amigos!
- 4 litros de leite integral
- ½ xícara de iogurte integral
- Escorredor (estilo peneira ou de macarrão)
- Pano fino
- Despeje o leite em sua panela e em fogo médio-baixo, aqueça o leite até chegar a 80°C. Assim que atingir essa temperatura, tire a panela do fogo.
- Deixe o leite esfriar até que chegue a temperatura de 35-45°C.
- Misture o iogurte preparado em uma pequena quantidade do leite morno até que esteja completamente misturado, em seguida coloque a mistura dentro do resto do leite na panela e mexa bem.
- Despeje todo o leite em uma tigela de cerâmica ou de vidro, e cubra-a com a tampa ou plástico filme.
- Ligue a luz do forno. Enrole a sua tigela com uma toalha grossa, e deixe o iogurte completamente parado e sem perturbações entre 6-12 horas.
- Escorra o iogurte dentro da geladeira entre 2-4 horas.
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.
Veronica says
Olá, antes de tudo, muito obrigada por isso! Queria te perguntar, qual marca de iogurte você usa para fazer a receita?
Obrigada!
Aline says
Olá Veronica,
É meu prazer.
Moro nos Estados Unidos, então as marcas não são as mesmas. Uso normalmente um iogurte grego já pronto do mercado para começar o meu próprio, depois da primeira vez, uso o meu mesmo.
Tainan says
Posso misturar algo para da sabor ?
Aline says
Tainan,
Pode sim. Mas só depois que o iogurte estiver pronto. Qualquer coisa adicionada antes da fermentação não permite que o leite vire iogurte.
Maria Clara says
boa noite!!
obrigada pelo post detalhadinho. prezo por receitas que descrevam o processo e o resultado!!
Antes de chegar na sua receita, acabei por fazer meu grego seguindo outro blog. deu super certo! notei a reduçao do volume, pois usei 1 litro de leite e rendeu em torno de 500ml de iogurte apos a drenagem. vim conferir o feito e acabei aqui!
Pena que joguei fora o soro de leite :((( por achar ‘nojento’ aquele liquido de coloraçao esverdeada mandei ralo abaixo. bom saber q eh rico em proteinas.
Mas fiquei encucada…. se as proteinas desceram junto ao soro o iogurte grego tem menos proteina comparado ao irmão normal, sem drenar ?
obrigada e ate!
Aline says
Maria Clara,
Como fico feliz em saber que minhas receitas e detalhes tem te ajudado.
Vamos lá: Na verdade como o iogurte grego é mais “concentrado”, ele tem mais proteína do que o iogurte normal. A proteína fica no iogurte (sólido) durante o processo de drenagem. O que sai em maior quantidade no soro (whey) é a maior parte do sódio, carboidratos e cálcio; portanto, os iogurtes gregos contém menos desses nutrientes do que o iogurte normal.
Espero poder ter ajudado com a sua dúvida.
Beijos