Guacamole!!!! Abacate!!!
Eba….
MAS…
Eu sou super chata quando se diz respeito à abacate. Como disse nesse post aqui, eu nunca fui chegada em nada feito com abacate. Se eu sentisse um pouquinho do gosto ou da textura, me dava um piripaque. (RS!)
E quer ver como as coisas são engraçadas? A minha pequena também não suporta! Apesar de eu tentar de tudo quanto é forma fazer ela comer (porque é uma fruta e gordura muito boa pra ela), não desce. A não ser que esteja escondido na receita, como essa aqui de cookie de abacate e cacau (vegano, sem glúten e sem açúcar refinado), e ela não perceba.
Enfim, comecei a tomar gosto pelo abacate depois de muitos anos de casada. Meu esposo sempre comia Guacamole e eu sempre rejeitava. Até que um dia experimentei, e AMEI. Mas mesmo assim, ainda sou meio fresca. Se não tiver limão suficiente, eu torço o nariz. Rs! Mas tenho melhorado, e outro dia consegui até comer ele puro espalhado por cima de uma torrada com pimenta do reino por cima… Diria que isso é progresso não?
O guacamole é um prato tipicamente mexicano, que consiste em um purê de abacate com temperos, tomates, coentro, cebola e limão. O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e antioxidantes. A forma mais típica de servir o guacamole é com tortillas, mas eu também gosto de colocar por cima da minha salada, ou por cima de uma torrada para um lanchinho rápido.
Descobri recentemente que no Brasil existe abacate e avocado. Nunca soube disso! Aqui nós só temos avocado, e pra mim isso sempre foi abacate. Mas existe sim uma diferença entre os dois. O avocado é como um primo do abacate, bastante parecido na aparência e no sabor. Você percebe a diferença pelo tamanho e pela cor. O avocado é menor e mais concentrado.
Sabe o que acho super legal? A diferença entre as culturas! No Brasil não é nem um pouco comum comer abacate salgado né? Pois é uma fruta (assim como o tomate), e temos mania de comer ele doce. Mas aqui, os americanos acham super estranho quando ficam sabendo que no Brasil o normal é comer ele doce. Interessante né? Mas isso é excelente, pois mostra como o abacate (avocado), é versátil.
Dicas para um Guacamole perfeito:
1) Tudo começa com o abacate. O truque para fazer o guacamole perfeito é usar abacates perfeitamente maduros (não passados). Verifique a maturidade apertando suavemente a casca do abacate. Se não ceder um pouquinho, o abacate ainda não está maduro e não vai ter um gosto bom, e nem vai estar cremoso o suficiente também. Se ele ceder um pouquinho, o abacate está maduro e pronto para ser usado. Se ceder demais, o abacate pode estar passado e vai estar bem preto por dentro. Neste caso, é melhor não usar. Se você comprar abacates perfeitamente maduros, mas quando chegar em casa decidir que não os usará no mesmo dia, guarde-os na geladeira, isso irá fazer o processo de maturação mais lento.
2) Textura é tudo! Não recomendo colocar os abacates no triturador e muito menos no liquidificador. O jeito certo de fazer é amassando o abacate com um garfo, até que esteja com uma textura bem grossa. Para a textura ficar perfeita, é necessário ter uns pedaços grandes e mais grosseiros de abacate no meio dos amassados.
3) Acerte com o limão, e tempere suficiente. Como eu disse antes, estou aprendendo a ser fã de abacate a pouco tempo, então eu gosto do meu guacamole com um pouquinho mais de limão. Para mim eu percebi que o meu número mágico é um pouquinho mais de 2 colheres de chá por abacate usado. Então seu usar 3 abacates, usei 6 colheres de chá (e mais um pouquinho…). O limão não só ajuda no sabor, mas também ajuda com o processo de oxidação (que é o que faz os abacates e também as bananas/peras e maças se tornarem marrom/pretas rapidamente. E outra, tempero suficiente com sal e pimenta; é incrível a diferença que uma pitadinha de sal a mais pode fazer no resultado final do guacamole.
4) Armazene adequadamente para evitar que fique preto. Eu já tentei várias formas de armazenamento para tentar evitar com que o que sobrou do guacamole (quando sobra) não fique preto. Infelizmente é inevitável; é um processo natural da fruta. Mas eu descobri um método que ajuda, e muito. O truque é usar um potinho que o guacamole caiba perfeitamente dentro sem sobrar muito espaço na hora de fechar. Muito espaço significa muito ar dentro do pote, o que significa muito oxigênio, o que significa mais chances do seu guacamole ficar preto. Então pegue um potinho menor que caiba o guacamole perfeitamente dentro, cubra com plástico filme tocando toda a camada, empurrando para eliminar a maior quantidade de ar possível, e evitando que o guacamole fique exposto ao oxigênio, depois coloque mais um pedaço de plástico filme cobrindo o pote, e feche o pote com uma tampa bem apertada. Guarde na geladeira até a vontade de comer mais chegue.
Idealmente, o guacamole deve ser consumido por completo imediatamente após o preparo, mas esse método ajuda demais a manter o guacamole fresco. Toda vez que abro o pote, quando fica marrom é sempre só uma camada bem fininha na parte de cima. Eu nem tiro, simplesmente misturo tudo e como.
Enjoy, amigos!
- 3 abacates (avocado) maduros
- 2 tomates (italianos) sem sementes, picados em cubinhos
- 2 colheres de chá de limão (o verde), por abacate (total 6 colheres de chá, e mais um pouquinho)
- 1 colher de chá de sal (vai da preferência)
- ½ colher de chá de pimenta do reino
- ¼ de uma cebola roxa bem picadinha (ou se preferir pode usar a cebola em pó, mas não é o normal)
- 3 colheres de sopa de coentro picadinho.
- 1 a 2 pimentas dedo de moça, sem semente e bem picadinha. Se preferir pode usar uma pitada de pimenta caiena.
- Abra os abacates ao meio e remova os caroços. Com uma colher, vá removendo a poupa e transferindo para um recipiente médio. Tente remover o máximo possível da polpa.
- Adicione o suco de limão e amasse bem com um garfo, até obter uma consistência grossa.
- Acrescente o tomate, a cebola, a pimenta do reino, o coentro e a pimenta caiena ou dedo de moça.
- Mexa bem e tempere a gosto com sal e pimenta. Adicione um pouco mais de suco de limão se necessário.
- Cubra com papel filme e deixe na geladeira até a hora de servir.
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.
Ana Clara says
Receita maravilhosa e super nutritiva! Obrigada!
Eliana says
Estou mudando a alimentação e GUACAMOLE é um coringa quero receitas saudáveis
Aline says
Delicioso!
Letícia says
muuiito bom!