Esses docinhos de coco foram inspirados por um docinho que eu gosto muito: o Raffaello da Ferrero. Nada saudável, mas tão irresistível!
Eu tive uma vontade louca de comer esse docinho essa semana passada, mas só de pensar na quantidade de açúcar refinado e ingredientes ruins que contém em somente (UMA) bolinha, não me atraiu muito! É por isso que decidi experimentar uma versão mais saudável dessa tentação.
Se você também ama o Raffaello, mas preferiria comer uma versão mais saudável, esta receita é para você! E se você nunca comeu ou nunca ouviu falar desse docinho, mas você ama coco, então você vai amar esse docinho de coco de qualquer maneira.
Para quem não sabe, o Raffello original é feito com leite em pó, manteiga, açúcar refinado, gorduras vegetais, preservativos, aditivos, corantes e um wafer (biscoitinho crocante) no meio com uma amêndoa.
O meu não!!!
Este Raffaello saudável tem ainda mais sabor de coco, não contém açúcar refinado, lácteo, e nem glúten (não tem os wafers lembra…?) e é super fácil de fazer. O único problema que já devo avisar, é que eles são super viciantes! 😉 😉 😉
Antes que alguém me diga que esses docinhos não são exatamente iguais ao Raffello, deixe-me explicar. Sim, eu não me dei o trabalho de assar um wafer (sem glúten) em formato de bolinhas, recheados com uma amêndoa, algum tipo de creme e depois cobrindo com mais creme e coco. Eu sei que vocês gostam de receitas simples e rápidas e isso definitivamente não seria o caso.
Claro que estes não são idênticos ao Raffaelo original, eu sei disso. Mas os sabores são semelhantes, e eu até adicionei uma amêndoa sem casca (assim como o Raffaello) dentro de cada docinho para ficar mais parecido no sabor e na textura. Se você não quiser colocar a amêndoa, não é necessário.
Ficou uma delícia, e agora posso desfrutar do meu querido Rafaello (vegano, sem açúcar e sem glúten) sem me sentir culpada!
Enjoy, amigos!
- 4 colheres de sopa de manteiga de coco (sem açúcar)
- 1 xícara de coco ralado (sem açúcar)
- 15 amêndoas (descascadas ou com casca)
- 4 colheres de sopa de agave ou mel (para veganos, não use o mel)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- E mais coco para cobrir os docinhos
- Coloque a manteiga de coco (de preferência cremosa) em um processador de alimentos e adicione o coco ralado, agave/mel e o extrato de baunilha
- Processe até tudo ficar homogêneo
- Despeje a massa em um prato e leve a geladeira por 15 minutos para a massa endurecer um pouco e tomar mais consistência.
- Pegue um pouco da massa, abra nas mãos, coloque uma amêndoa dentro e enrole
- Em seguida passe as bolinhas em mais coco para cobrir
- Coloque seus docinhos na geladeira por 20 a 30 minutos e enjoy!
-Eles ficam ainda mais saborosos no dia seguinte!
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.
PAULA says
qUE LEGAL! SERÁ QUE DÁ PARA TROCAR POR ADOÇANTES COMO (XYLITOL OU SUCRALOSE?
Aline says
Paula,
Creio que isso afetará as proporções de líquido para seco.
Mas vale a pena experimentar. O que eu faria é colocar o adoçante, e então ajustaria a proporção de manteiga de coco e o coco.
O adoçante líquido proporciona não somente o adoçante, mas também ajuda a dar liga.
Me conta se funcionar!