Aqui nos Estados Unidos temos um feriado em Março chamado “St. Patrick’s Day”. É uma celebração global da cultura Irlandesa, e é o dia em que eles celebram especialmente o São Patrício, um dos santos patronos da Irlanda, que ministrou o cristianismo durante o século V.
Enfim, a celebração é sempre em volta da cor verde, para representar o trevo da sorte e etc…
Quando parei para pensar, me toquei que nós brasileiros também podemos usar o tema “verde” para celebrar a Independência do Brasil agora em Setembro. Seria muito legal fazer essas cupcakes naturalmente verdes, com uma cobertura amarela e colocar uns palitinho com a bandeira do Brasil em cima. Ou para a copa do mundo em 2018, ou até para o Natal… (hahaha, estou um pouco avançada demais né?)
Fazer bolos e doces é maravilhoso! Mas acredite ou não, é muito mais complicado do que fazer uma comidinha simples.
Envolve muito mais por trás das cameras… Envolve ciência! (E por falar nisso, nunca foi muito a minha matéria favorita na escola…)
É surpreendente como a combinação de alguns ingredientes simples pode criar coisinhas tão saborosas. Alguns exemplos para provar que o que eu estou falando é verdade estão aqui, aqui e aqui…
Toda essa maravilha e mágica não poderia acontecer sem um pouquinho de ciência! Por exemplo, quando misturamos bicarbonato de sódio com um ácido como o vinagre ele forma dióxido de carbono, e forma um monte de bolhas, e cresce como se fosse um vulcão em erupção. Tenho certeza que vocês já viram isso acontecer… Essa mistura quando levada ao calor (no forno), faz com que o produto final “cresça”. Por isso nossos bolos e pães crescem quando são levados ao calor do forno.
Graças a ciência, essa receita também acontece uma coisa muito legal de ver! Estes cupcakes tem uma cor verde bem escura, e isso aconteceu sem o uso de corantes artificiais e sem espinafre.
O verde acontece naturalmente! É a reação do bicarbonato de sódio com o ácido clorogênico encontrado nas sementes de girassol. Show de bola né?
Sinta-se a vontade para fazer esses Cupcakes na versão mini. Principalmente se você for levar para uma festinha ou para simplesmente controlar as suas porções. Eu amo usar essa minha forminha de silicone. As cupcakes ficam tão fofinhas! Preste atenção, pois o tempo de cozimento vai ser menor. Entre 8-10 minutos.
Espero que gostem desses cupcakes super verdes e aproveitem bastante o feriado no dia da Independência do Brasil, que já está quase chegando!
- ⅔ xícara de manteiga de semente de girassol (caseira ou já comprada pronta)
- 2 ovos grandes
- 1 banana pequena (cerca de 15 centímetros de comprimento)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de vinagre (branco ou de maça)
- ¼ colher de chá de Stevia, Xilitol, Eritritol (ou adoçante de escolha) (se quiser por mais, sinta-se a vontade)
- 1 colher de chá de Canela (opcional)
- 2 colheres de sopa de gotas de chocolate (sem açúcar e sem lactose) (opcional)
- Pré-aqueça o forno a 175 °C
- Adicione todos os ingredientes em uma tigela média e misture bem com a batedeira.
- Experimente para verificar se está doce o suficiente e ajuste se necessário.
- Coloque um pouco menos de ¼ de xícara da massa em 8 forminhas de cupcakes.
- Asse por 14 a 16 minutos ou até que o palito saia limpo. NÃO ASSE DEMAIS! se passar do ponto ela pode ficar um pouquinho ressecada.
- Deixe esfriar antes de devorar!
Para esta receita, eu recomendo um adoçante granulado como stevia ou eritritol, ao invés de um adoçante líquido como mel. Isso fará com que a proporção do seco-líquido não seja afetada.
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.
Kelli says
Boa noite. Aceração q deixa o cupcake verde faz bem p saude?
Aline says
Kelli,
Sim, sem dúvida alguma. É uma simples reação “científica” por causa das propriedades dos ingredientes. Nada acontece que prejudica a saúde. É como misturar vinagre e bicarbonato de sódio. Vai ter a reação, mas continua sendo saudável para ingerir.
Beijos