De vez em quando bate uma vontade de comer um biscoito não é?
Entra em cena, esse biscoito com farinha de amêndoas!!! Ele é uma opção excelente para um lanchinho, para receber visitas em casa e tomar um cafezinho ou como sobremesa mesmo. É uma excelente alternativa para os biscoitos industrializados.
Estes biscoitos realmente são incríveis! Já experimentei várias receitas de biscoitos sem glúten e sem açúcar e este é sem dúvida o meu favorito.
Eles são feitos com farinha de amêndoa, dando aos biscoitos um sabor delicioso e mantendo-los macios. Maciez é definitivamente um requisito quando se trata de biscoitos de “açúcar”. Ninguém quer morder um pedaço de pedra né?
Você pode se perguntar, “para que a adição da farinha de coco?” Ela funciona bem diferente da farinha de amêndoa. Ela tanto absorve mais líquido, como também deixa o biscoito mais crocante por fora. E esses biscoitos são bem crocantes e amanteigado por fora e macio por dentro. Do jeitinho que deve ser!
Eles são perfeitos para qualquer comemoração durante o ano. Eu amo fazer no formato de coração para o dia dos namorados, abóboras no Halloween (meu aniversário para quem não sabe…), e tento sempre fazer para as minhas filhas também perto da época do Natal, com pinheirinhos, estrelinhas, homem-biscoito, sinos, anjinhos e etc…
Enfim, eles são perfeitos para isso! Você pode encontrar os cortadores de massa em casas de confeitaria ou pela internet mesmo.
É super fácil de abrir essa massa e os biscoitinhos mantêm a sua forma muito bem durante o cozimento. Eu costumo abrir a massa entre duas folhas de papel manteiga, com um pouquinho de farinha de coco espalhado por cima. Quando você for abrir e cortar a massa, tente ser o mais rápido possível para que a massa continue gelada. Isso é crítico! Se ela começar a esquentar demais, ela fica pegajosa e impossível de abrir e cortar. Se você estiver tendo dificuldades na hora de cortar a massa, tente abrir ela todinha, e em seguida, colocá-la no congelador por 10 minutos. Isso vai ajudar a massa a ficar mais firme e facilitar muito a hora de cortar.
Avisando que: Essa massa é sim um pouco mole tá gente? Vai dar impressão que não vai dar certo. Mas confiem em mim, vai dar certo! Cuidado na hora de pegar o biscoito já cortado para colocar na forma. Eu uso sempre um espátula, porque com as mão SEMPRE quebra. (Fica a dica).
**Eu descobri que eles também são maravilhosos com pasta de amendoim, geleia de framboesa e framboesas frescas por cima! Pode também colocar frosting colorido por cima e fica super fofo!
Informações que creio serem importantes mencionar:
-Eu recomendo muito usar a farinha de amêndoa sem casca. Ela dá uma consistência bem diferente no produto final. Não costumo fazer nada aqui em casa com farinha de amêndoa feita em casa mesmo. Para falar a verdade, nunca nem tentei. Então saiba, que se você usar a farinha caseira, vai ainda ficar gostoso, mas tenho certeza que a textura vai ser um pouco diferente, pelo simples fato da farinha que eu uso não ter casca, e ser bem mais fininha do que as feitas em casa.
–NÃO substitua a farinha de coco por mais farinha de amêndoa. Não é a mesma coisa, e o resultado COM CERTEZA não será o mesmo. A massa realmente precisa de farinha de coco para manter o formato e a consistência.
Enjoy, amigos!
- 2¼ xícaras de farinha de amêndoa (Certifique-se de levemente apertar a xícara um pouquinho para tem uma quantidade maior de farinha do que uma medida solta)
- ½ xícara de manteiga ou ghee (em temperatura ambiente)
- ¼ xícara de óleo de coco (derretido, mas em temperatura ambiente)
- ¾ xícara de adoçante (Xilitol, Açúcar de coco, Eritritol, ou uma mistura). Por causa das restrições da minha filha, eu usei os adoçantes dela e ficou ótimo também.
- 2 ovos
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- ¼ de colher chá de extrato de amêndoa (Se não tiver, não precisa usar)
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- ½ colher de chá de sal fino
- ½ xícara de farinha de coco
- Em uma batedeira, misture a manteiga, óleo de coco e o seu adoçante escolhido.
- Adicione os ovos, extrato de baunilha e extrato de amêndoa, misture até incorporar bem.
- Em um pote separado, misture o bicarbonato de sódio, sal, farinha de amêndoa e farinha de coco. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos aos ingredientes molhados. Adicionando 1 xícara de cada vez, e batendo bem após cada adição.
- Depois de bem incorporado, forme a massa em uma bola com as mãos e coloque em um pedaço de plástico filme. Amasse a massa um pouco para ficar em formato de um disco e cubra com mais um pedaço de plástico.
- Leve a geladeira por pelo menos 30 minutos, ou até a noite inteira.
- Pré-aqueça o forno a 175 °C e forra 2 assadeiras com papel manteiga.
- Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga, com um pouquinho de farinha de coco espalhado por cima. Tente ser o mais rápido possível para que a massa continue gelada. Isso é crítico! Se ela começar a esquentar demais, ela fica pegajosa e impossível de abrir e cortar. Se você estiver tendo dificuldades na hora de cortar a massa, tente abrir ela todinha, e em seguida, colocá-la no congelador por 10 minutos. Isso vai ajudar a massa a ficar mais firme e facilitar muito a hora de cortar.
- Cortar os biscoitos usando o seu cortador escolhido escolhido. Usando uma espátula, transfira os biscoitos cortados para as assadeiras.
- Repita os mesmos passos com as massas que vão sobrando. Junte toda a massa, abra novamente e corte, até não restar mais massa.
- Asse por cerca de 13-15 minutos, até dourar levemente.
- Espere esfriar e Enjoy!
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.
Teresinha says
Gostaria de receitas com farinha de amêndoas
Aline says
Teresinha,
Tenho várias receitas aqui com farinha de amêndoas… Da uma olhadinha.
Beijos
Rita says
Olá! adorei a receita! Deu água na boca! Bom saber que a gente pode substituir a farinha tradicional pela farinha de amêndoas para fazer essas delícias. Quando eu vi os biscoitos, lembrei daquele cafezinho bem quentinho,,, hummm!! Ai que vontade que dá! E para quem está de dieta funciona muito bem. Cuidar da saúde é um ato de amor.
Sónia says
Boa tarde. As bolachas tem aspeto delicioso. Pode dizer as medidas em ml os ingredientes (conversão das xícaras para ml)
Aline says
Sónia,
Tenho uma página com essas informações.
https://www.acozinhaintolerante.com/tabela-de-temperaturas-pesos-e-medidas/
FERNANDA FARIAS MACHADO COSTA FERREIRA says
são 2 quartos de xícara de farinha de amêndoas? Ou “2 xícaras e mais 1/4 de xícara” ?
Aline says
Fernanda,
São 2 xícaras e mais 1/4 de xícara. Desculpa qualquer confusão.
Carla says
Ola, gostaria de saber se é possível fazer uma meia receita, pq são muitos biscoitos para somente uma pessoa. Outra dúvida é a “validade” deles, eles ficam ruins ou muito secos uns 2 dias depois?
Aline says
Carla,
pode sim fazer meia receita. Posso garantir que ficam bom pelo menos por uma semana, aqui em casa nunca durou mais do que isso pra eu saber. Rsrs.
Eles na verdade não secam, pelo contrário. Conforme os dias vão passando eu sinto que ficam até mais macios. Espero poder ter ajudado.
Maga says
A parte da geladeira é essencial????
Aline says
Maga,
Sim, é. Isso faz com que a massa fique mais firme e menos grudenta.
Rafael says
Muito bom seu artigo parabens pelas dicas estarei sempre visitando o seu site
Geisa says
Olá! A farinha de coco é a “normal” moreninha, ou aquela branca? Não sei se faz diferença… Muito obrigada!
Aline says
Geisa,
Eu recomendo e uso a branca.
Veridiane Gruber says
Olá Aline,
Posso substituir o óleo de coco?
Aline says
Veridiane,
Você pode substituir o óleo de coco por mais manteiga.
Gabrielli Cristini says
Posso fazer só com óleo de coco, sem a manteiga?
Aline says
Gabrielli,
Esses biscoitos correm o risco de espalhar demais se você usar só o óleo de coco sem a manteiga. Se o seu problema for intolerância, eu recomendaria usar ghee ou manteiga vegetal, se possível!
Joana Silva says
Olá.
O bicarbonato de sódio é mesmo necessário?
É que não tenho.. Será que a receita funciona sem o bi arbonato??
Obrigada
Aline says
Joana,
Sim, o bicarbonato é necessário. Sem ele o biscoito não vai crescer. Vai ficar retinho e duro. Não tera nenhuma fofura adicionada a ele.
Ana Ferreira says
Olá!!!! Fiz a receita…ficou muito muito gostosa a bolachinha! Minha massa não ficou tão mole… ficou num ponto ótimo. É uma das fornadas deixei passar um pouco, mas sabe que achei melhor ainda? Ficaram mais morenas e mais crocantes! Deus lhe pague por compartilhar…vou fazer sempre! Pena que não consigo te mandar fotos do meu biscoito!
Um abraço
Fique com Deus
Aline says
Ana,
Fiquei tão feliz em ler o seu comentário! Amo quando as pessoas tiram um tempinho do seu dia para me contar os resultados.
Espero poder continuar contribuindo com receitinhas.
Beijos querida e fique com Deus também!
Kelly Alves says
Oi estou entrando nesse mundo agora e me desculpe a pergunta, mas, o uso da manteiga não agrega lactose?Kelly
Aline says
Oi Kelly,
Seja muito bem vinda!
Sim, a manteiga contém lactose e se você é intolerante, não irá passar bem. Por isso coloquei a opção de usar ghee (manteiga clarificada), aonde a manteiga passa por um método tradicional de aquecimento e coação, aonde toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos, por isso não contém nenhuma lactose. Use o ghee invés da manteiga! 🙂
Ariel says
Meu biscoito abriu todo no forno e perdeu o formato do cortador de biscoito… isso é normal?
Aline says
Ariel,
Que pena que isso aconteceu com você. Sinceramente não sei o porque.
Já testei essa receita várias vezes e com vários tipos de adoçantes e isso nunca aconteceu comigo.
Queria poder te ajudar, mas realmente não sei.
Abraços!
Vanessa says
Oi Aline
Fiz os biscoitos e ficaram muito bons. Só não ficaram da cor desses da foto, ficaram um pouco mais escuros.
E, particularmente, achei que ficaram muito gordurosos. Os seus tb ficam?
obrigada pela dica!!!
bjs
Aline says
Vanessa,
Que bom que você gostou.
Sobre o biscoito escurecer um pouco mais, tenho algumas coisas em mente.
1) Qual adoçante você usou? Açúcar de coco irá sem dúvida escurecer a massa.
2) Qual farinha de coco você usou? Tem a branca e a marrom. Se usar a marrom, vai escurecer.
3) Todo forno é diferente. Se você acha que o seu forno é um pouco muito quente, ele pode cozinhar mais rápido e por isso pode ter “queimado” um pouquinho. Ou você pode ter feito o biscoito muito fino e o tempo no forno foi demais.
Espero poder ter ajudado.
Abraços!
Leide Galhardo says
Se cobrir com chocolate ele ficaria parecido com aquela bolacha Calypso?
Aline says
Leide,
Não moro no Brasil, então não tenho como confirmar. Pesquisei fotos do biscoito e me parece que se você quiser experimentar acho que seria bem legal! Só tenha em mente que esse biscoito não é super durinho e crocante (caso o Calipso seja), ele fica crocantenzinho mas não durinho que nem os biscoitos de açúcar normais. Se você experimentar, volte aqui e nos conte! Beijos querida!
Juliana says
Olá fiz cookie com xilitol e não ficou crocante, na verdade ficou mole. O que pode ter acontecido de errado? Devo trocar xilitol? Qual seria outra opção de adoçante low carb?
Aline says
Oi Juliana,
Que pena que não deu certo pra você, fico triste quando isso acontece.
Primeiramente, como eu disse no final do post *Eles vão estar ainda macios na hora que você retirar do forno. Isso é normal. Conforme ele esfria ele começa a secar e endurecer. Lembrando que ele não vai ficar completamente crocante como um biscoito com glúten e com açúcar, mas vai sim ser crocante por fora.*
A maioria das coisas feitas com adoçantes e farinha de amêndoa não ficam super crocantes. Isso é pelo simples fato que a farinha de amêndoa não produz glúten (fator grande em deixar os alimentos mais firmes) e o adoçante não tem as mesmas propriedades que o açúcar refinado (ex: é difícil caramelizar, e também não endurece ou deixa crocante). Esse biscoito não é 100% crocante, ele é sim mais macio. O meu ficou crocante o suficiente por fora. Talvez você possa abaixar a temperatura do seu forno, e tentar deixar um pouquinho mais de tempo? Ou talvez usar uma mistura de Xilitol/Eritritol (muita gente jura que a mistura é igual a usar açúcar). Se você tentar novamente me conta se deu certo. Beijos querida!