Aqui em casa é todo mundo fascinado pela culinária árabe. Eu e meu esposo somos descendentes de libaneses e comida árabe é uma das coisas que mais amamos comer.
Quibe sem dúvida é o nosso favorito! Eu amo quibe, assado ou frito. Cru já não é minha praia, meu esposo ama quibe cru, eu já não me arrisco.
Minha mãe conta que o meu avô amava a cozinha e que a culinária árabe era a comida que ele mais amava fazer. Eu nunca conheci o meu avô, quando eu nasci ele já tinha falecido, mas toda vez que penso nele, não deixo de imaginar como seria maravilhoso entrar na cozinha com o vovô.
Minha mãe conta que quando ele fazia quibe, ele costumava moer o trigo e a carne manualmente. Ele fazia tudo com muito amor, paixão e carinho. Amava cozinhar. Não o conheci, mas o amor dele pela cozinha foi transmitido para mim pelo sangue, sem dúvida veio dele, pois a minha mãe, não suporta a cozinha. (Mãe, se você ser isso, eu te amo tá?). Enfim, muito obrigada vovô.
Essa receita de Quibe Assado Low Carb não é idêntico ao do vovô, pois não leva trigo e sim quinoa. Mas se eu te contar que ficou simplesmente MARAVILHOSO e que você não diz que não tem trigo você acredita em mim?
Espero que sim, pois esse Quibe Low Carb ficou sensacional! É super prático de fazer, rápido, saudável e saboroso pra xuxu.
A quinoa tem tanto benefícios que ela é descrita como um “super alimento” ou um “super grão”.
- É livre de glúten
- Alto em proteína
- Baixo índice glicêmico
- Vários minerais importantes como ferro e magnésio
- Alto em antioxidantes
Quinoa é delicioso, versátil e super fácil de preparar.
O quibe low carb fica perfeito como sua refeição principal com simplesmente uma saladinha, ou como um lanche. Você escolhe!
Aqui em casa, a primeira vez que fiz, pensei: “Vou fazer e ver como fica. Se ficar gostoso, o que sobrar eu fotografo e posto a receita lá no blog”. Moral da história? Não sobrou foi NADA!
E ficou tão delicioso que tive que fazer novamente. E dessa vez, fotografei antes, e ainda bem porque novamente não sobrou nada!
Dicas:
Para fazer o tempero do quibe, eu usei o processador de alimentos. Mas se você não tiver, pode picar tudo bem picadinho que vai dar no mesmo. O quibe depois de um tempo no forno vai começar a soltar água, tanto por causa da quinoa como da carne e demais ingredientes. Eu retirei a água da travessa na metade do cozimento e levei de volta para o forno logo em seguida. No final do cozimento, se você quiser aumentar o fogo para dar uma dourada mais rápida, é uma boa ideia. Mas não é necessário.
Espero que você que também é apaixonado por quibe aproveite muito essa receita na versão low carb. Se você fizer essa receita, bata uma foto (antes que acabe tudo) e compartilhe comigo lá nas redes sociais.
Enjoy!
- 500 g de carne moída magra
- ½ xícara de quinoa cozida
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho
- Hortelã a gosto (eu coloco bastante para dar aquele sabor bem distinto de quibe)
- 1 tomate bem picadinho (sem semente)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Páprica a gosto (opcional)
- Aqueça o forno a 180 °C
- Cozinhe a quinoa em água fervente (igual você faria arroz)
- Enquanto a quinoa cozinha, processe a cebola, o alho e a hortelã em um processador de alimentos até formar uma pastinha
- Misture todos os ingredientes em uma tigela, temperando a gosto
- Coloque em uma travessa untada com azeite e enfarinhado com farinha de linhaça. Arrume o quibe na travessa e faça os cortes clássicos com a faca.
- Leve para assar por aproximadamente 30-35 minutos
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.