Panna Cotta é uma das minhas sobremesas favoritas, e da minha família também! Meu esposo não é chegado em doce, mas quando faço Panna Cotta, ele não resiste! Que pena né? Bem que ele poderia não gostar para poder sobrar mais pra mim… hahahah!
Panna Cotta é uma sobremesa italiana que literalmente significa “creme cozido”. Ao contrário dos cremes feitos a base de ovos, Panna Cotta é feito com a base de leite e creme de leite fresco, então fica uma sobremesa levinha e delicada.
A combinação mais perfeita para mim é uma compota de frutas vermelhas. Morango, mirtilo e framboesa. Aqui é fácil categorizar essas frutas, se chamam “berries”.
A melhor parte sobre Panna Cotta é que você não precisa ficar na beira do fogão cozinhando um creme até chegar a um certo ponto, ou se preocupar em assar em banho de maria. Panna Cotta é incrivelmente fácil de fazer, e se você levar mais de cinco minutos para juntar todos os ingredientes, garanto que você está demorando demais!
A Panna cotta italiana clássica é feita com baunilha, mas as possibilidades de acompanhamentos são infinitas. Sério! Você pode modificar a receita para fazer com calda de chocolate, coco, frutas frescas, calda de frutas, doce de leite ou seu sabor de escolha!
Você também pode usar forminhas e desenformar assim como um pudim, ou fazer em taças individuais. Fica lindo de qualquer jeito!
Eu nunca usei leites não lácteos, como leites de soja, coco, aveia, amêndoa ou nozes. Mas já tive sucesso com leite sem lactose. Tenho certeza que esses outros tipos de leite funcionariam com esta receita também, mas não tenho como garantir, pois nunca experimentei.
Esta é uma sobremesa leve (apesar de ser bem calórica), mas que sobremesa não é? Por isso sempre digo que precisamos ter controle. E saber que sim, podemos comer, mas não precisa exagerar né?
Esta receita precisa ser feita com antecedência. Ela é perfeita para quando você sabe que vai receber visita ou levar para uma festa ou para a casa de amigos. Ela fica ainda mais gostosa no segundo dia, porque já teve mais tempo de endurecer.
Panna Cotta é uma sobremesa italiana que aparenta ser super chic, mas é super fácil de fazer! A compota de frutas vermelhas adiciona um sabor maravilhoso que complementa a cremosidade perfeitamente!
Prepare essa belezura e sinta-se transportado para a Itália. (De nada…)
Enjoy, amigos!
- 1 xícara de leite integral
- 1 colher de sopa de gelatina em pó não aromatizada
- 3 xícaras de creme de leite fresco
- ⅓ xícara de mel
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de adoçante de sua preferência (Xilitol, Açúcar de coco, Eritritol, ou uma mistura). Eu usei o que minha filha tolera
- Pitada de sal
- 2 xícaras de frutas vermelhas (Eu usei morango, mirtilo e framboesa)
- ¼ xícara de água
- ½ colher de chá de suco de limão siciliano
- Opcional: adoçante a gosto (Xilitol, Açúcar de coco, Eritritol, mel, agave...) Eu não uso nenhum adoçante na calda pois acho que as frutas já tem açúcar suficiente
- Coloque o leite em um pratinho pequeno, e despeje a gelatina por cima. Deixe descansar por cerca de 3 a 5 minutos para que a gelatina amoleça.
- Despeje a mistura do leite e da gelatina em uma panela e esquente em fogo médio até que a gelatina se dissolva por completo. Mas não deixe o leite ferver.
- Adicione o creme de leite fresco, o mel, o adoçante e o sal. Mexa até o adoçante dissolver por completo. Entre 4 a 6 minutos.
- Retire do fogo e misture o extrato de baunilha. Despeje em taças de vinho, forminhas ou copinhos. de Refrigere até que endureça por completo, mínimo de 6 horas.
- Em uma panela pequena leve todos os ingredientes pra cozinhar em fogo médio/baixo. Mexendo regularmente até formar uma calda não muito grossa. Cerca de 7-10 minutos.
- Espere esfriar antes de colocar por cima da Panna Cotta.
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.