Eu amo comida chinesa! Sabe aqueles franguinhos empanados e fritos e com bastante gordura? Ou aqueles molhos docinhos e salgados ao mesmo tempo?
Pois é, eu amo!
Antigamente eu e meu marido comíamos essas comidinhas com frequência, mas hoje em dia já não como mais. Essa comidas contém quantidades super altas de gordura trans, sódio e açúcar.
Claro que se você fizer em casa você tem controle total dos ingredientes e consegue fazer opções muito mais saudáveis.
Então a receita de hoje é uma versão bem mais light do frango chinês empanado, frito e com molho de limão. A minha versão é refogada, não empanada e frita e é adocicada com mel. É basicamente um franguinho refogado rapidamente e depois despejado dentro de um molho de limão.
É uma refeição simples e com aquele gostinho doce e salgado que é de se esperar em uma comida chinesa típica. (Exatamente o que eu amo…) É pura gostosura!!!
Tenho certeza que você vai amar, pois essa receita requer somente 20 minutos para ficar pronta! Quer coisa melhor?
Esta receita funciona como um base perfeita, pois você pode facilmente adicionar seus legumes favoritos e fazer ela ainda mais rechonchuda.
- O primeiro passo é cortar o frango em cubinhos e preparar o molho para marinar. Em um recipiente coloque o molho shoyu e o vinagre de arroz e misture bem. (Lembrando que se você for intolerante ao glúten, use um shoyu sem glúten. Se a sua prioridade for menos sódio, use um shoyu com pouco sódio).
- Adicione o frango e deixe marinar de 10 minutos – 8 horas (você pode deixar marinando a noite inteira dentro da geladeira). Quando você estiver pronto(a) para começar a preparar o frango, escorra todo o molho em que estava marinando e em seguida refogue o frango até ficar coradinho mas não muito torrado.
- Enquanto o frango cozinha, misture os ingredientes do molho. Se você estiver usando a goma xantana NÃO MISTURE ELA! Se estiver usando amido de milho, pode misturar até ficar homegéneo.
*Para engrossar o meu molho eu uso Goma Xantana. O QUE ALINE? É grego isso? Hahaha.
Interrompemos a nossa programação para uma breve explicação:
A goma xantana é um aditivo natural já que é um polissacarídeo obtido pela fermentação de uma bactéria. Muitas vezes provém da fermentação de milho, por isso atenção se tiver algum tipo de intolerância ao milho. Ela é um espessante, sem glúten e sem trigo, que melhora a consistência de alimentos, assim como o amido de milho faz.
Continuando…
- Quando o frango estiver pronto, retire da panela e coloque em um prato. Na mesma panela, coloque o molho e cozinhe até engrossar. Agora seria o momento de você LENTAMENTE adicionar pitadinhas da goma xantana até chegar ao ponto que você desejar. Vai DEVAGAR! Não tenha pressa e queira colocar a goma toda de uma vez! Não vai dar certo!!!! (Sim, já cometi esse erro algumas vezes até aprender).
- Depois do molho já engrossado, jogue o frango de volta na panela e misture com o molho. E então você pode servi-lo como quiser! Eu tento descomplicar as minhas refeições o máximo possível, mas ao mesmo tempo sem comprometer qualidade e sabor. Não é só porque a refeição é rápida de se fazer, que não é deliciosa! Eu normalmente sirvo esse franguinho com apenas arroz integral e alguns edamame. Mas você pode servir com o que você quiser; arroz branco, quinoa, macarrão… A escolha é sua! E aqui em casa a gente gosta de uma pimentinha, então no meu prato, coloco a pimenta sriracha. (ummmm… que delícia!)
Sinta-se a vontade também para ajustar o molho uma vez que já pronto. Caso goste mais docinho coloque mais mel, caso mais azedinho, coloque mais limão. Eu sou mais do lado azedinho, então sempre acabo colocando mais um limãozinho.
Enjoy, amigos!
- 680g de peitos de frango desossados, sem pele e cortados em cubinhos
- 3 colheres de sopa de molho de soja (não esqueça de usar sem glúten se for intolerante)
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
- ¾ xícara de caldo de galinha (já misturado na água, não em pó)
- ¼ xícara de suco de limão fresco
- 3 colheres de mel (ajuste de acordo com a sua preferência)
- ¼ - ½ colher de chá de goma xantana
- Raspas de 1 limão inteiro
- Pitadinha de gengibre moído
- Para servir, use sementes de gergelim torradas, cebolinha e pimenta
- O primeiro passo é cortar o frango em cubinhos e preparar o molho para marinar
- Em um recipiente coloque o molho shoyu e o vinagre de arroz e misture. (Lembrando que se você for intolerante ao glúten, use um shoyu sem glúten. Se a sua prioridade for menos sódio, use um shoyu com pouco sódio).
- Adicione o frango e deixe marinar de 10 minutos - 8 horas (você pode deixar marinando a noite inteira dentro da geladeira).
- Quando você estiver pronto(a) para começar a preparar o frango, escorra todo o molho em que estava marinando e em seguida tempere o frango com sal e pimenta a gosto. (Lembre-se que o shoyu já é salgado, então manere um pouquinho).
- Refogue o frango no azeite em fogo médio até ficar coradinho mas não muito torrado.
- Enquanto o frango cozinha, misture os ingredientes do molho. Se você estiver usando a goma xantana NÃO MISTURE ELA! Se estiver usando amido de milho, pode misturar até ficar homegéneo.
- Quando o frango estiver pronto, retire da panela e coloque em um prato. Na mesma panela, coloque o molho e cozinhe até engrossar. (Agora seria o momento de você LENTAMENTE adicionar pitadinhas da goma xantana até chegar ao ponto que você desejar. Vai DEVAGAR! Não tenha pressa e queira colocar a goma toda de uma vez! Não vai dar certo!!!! (Sim, já cometi esse erro algumas vezes até aprender).
- Depois do molho já engrossado, jogue o frango de volta na panela e misture com o molho.
- Prontinho! Sirva como desejar e Enjoy!
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.