Gosto de coisas rápidas e deliciosas. Cozinho a semana inteirinha, mas chega final de semana, eu não tenho vontade nenhuma de entrar na cozinha.
Mas sempre acabo entrando… Solução para esses dias? Essa belezura aqui! Não há nada mais simples nesse mundo do que um frango assado!
Normalmente o peito de frango sem pele e sem osso leva toda a fama nas receitas que vejo por ai. Virou superstar! Mas não podemos ignorar o frango inteiro gente, nunca subestime o poder de um frango assado!!!
Nada se compara com o cheirinho do frango assando. A casa fica com um cheiro irresistível e só de pensar, minha boca já está salivando novamente!
Gente, essa febre de tudo ser low fat/fat free estragou tudo na minha opinião. Acredito plenamente em consumirmos os alimentos na forma mais pura e natural possível. Por exemplo, se for comer iogurte, minha escolha sempre vai ser um iogurte integral ao invés do desnatado. Creio que as gorduras e açúcares que acontecem naturalmente nos alimentos são benéficas.
Frango no osso e frango com pele, (SIM COM PELE!), dão um sabor todo especial no frango por conta própria, mesmo antes de qualquer tempero. O frango ideal vai ser perfeitamente macio, suculento e crocante. Aquela pele…Ahhhh aquela pele… linda, douradinha e super crocante!
Desculpa… tava boiando aqui agora!
Agora, se preparem para mais um choque. Preparados? MANTEIGA! Sim gente, manteiga! Porque as pessoas preferem usar margarina gente?! Ou óleo vegetal?! Essas são péssimas opções amigos. Acreditem em mim.
Agora pega esse frango lindo, COM PELE e com osso, e junte com MANTEIGA!!! Ahhhh…. ai sim! Agora mistura essa manteiga com alho, limão, tomilho e alecrim e logo você se encontrará no céu! Hahaha!
A melhor parte desse franguinho é que você não precisa supervisionar o tempo inteiro. Simplesmente tempere, coloque no forno e deixe ele assar enquanto você faz o que quiser – termine o resto do seu jantar, lave a louça, dobre a roupa, ou relaxe e despeje uma bebida.
Sabe quando o frango está pronto? Quando você não aguentar mais esperar nem um segundo para atacar! O cheiro realmente é tortura!
A melhor parte são as sobras. Se você tiver sorte de sobrar né? Ele pode ser usado para saladas, sanduíches, etc… Se você quiser, você pode até congelar para ter refeições rápidas durante toda a semana.
Espero que esse franguinho comece a fazer parte dos seus dias corridos e que você se deguste tanto quanto eu!
Enjoy, amigos!
- 1 frango inteiro em temperatura ambiente (o meu tinha por volta de 2 kilos e meio)
- 2 cebolas (cortadas em pedaços grandes)
- 1 cabeça de alho, cortada ao meio mais 3 dentes de alho picados
- 2 limões sicilianos cortados ao meio
- 5 colheres de sopa de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
- 2 colheres de chá de raspas de limão siciliano
- 2 raminhos de alecrim frescos mais 1 raminho picadinho
- 2 raminhos de tomilho frescos mais 1 raminho picadinho
- Sal e Pimenta do Reino a gosto
- ½ xícara de vinho branco (Opcional)
- Pré-aqueça o forno a 230 °C e posicione uma grelha na parte mais baixa do forno
- Misture a manteiga com alecrim e o tomilho picado, os 3 dentes de alho picado, as raspas de limão, sal e pimenta a gosto
- Seque bem a pele do frango e espalhe a metade da manteiga temperada por baixo da pele, e a outra metade por cima do frango inteirinho. Depois de feito, coloque sal e pimenta a gosto por cima da pele do frango
- Tempere super bem dentro do frango com sal e pimenta e depois recheie com 1 limão, 1 cebola, os raminhos de alecrim e tomilho e ½ cabeça do alho
- Amarre as coxas com fio de cozinha para o frango não se abrir todo na hora de assar
- Coloque o frango em uma assadeira com o peito para cima, com o restante da cebola, alho e limões ao redor e adicione ½ xícara de vinho branco na assadeira
- Asse por 30 minutos
- Cuidadosamente vire o peito de frango para baixo, molhe com o líquido da assadeira, e asse por mais 20 minutos, até que a pele esteja começando a ficar coradinha.
- Vire o frango novamente para que o peito esteja para cima, e novamente molhe o frango com o líquido da assadeira
- Adicione ½ xícara de água se o vinho tiver evaporado completamente
- Asse por mais 20 minutos, ou até que temperatura interna da coxa esteja por volta de 65 °C a 70 °C e o líquido saindo do frango esteja transparente.
- Tire do forno e cubra com papel alumínio e deixe o frango descansar por cerca de 10 minutos
- Retire o limão, o alho e a cebola de dentro do frango, e sirva!
Este post pode conter links de afiliados. Por favor leia os Termos de Serviço para mais informações.