Antes de você pular para a receita, não deixe de verificar as DICAS que tenho aqui no post, elas vão te ajudar bastante! Espero que você ame essa receita tanto quanto eu!
Bagels são pãezinhos redondos que parecem umas rosquinhas e que são servidos normalmente no café da manhã. Um bom americano quase sempre vai ter bagels em casa. Mornado aqui nos EUA há já quase 20 anos, eu aprendi a gostar dessa delícia MUITO rápido.
E para quem ainda não conhece esta delícia, terei o prazer de fazer as apresentações.
A textura do bagel é bem diferente. Ele é bem mais denso e pesado, com uma casquinha mais crocante e por dentro mais massudinho. É uma delícia! É preciso um controle bem forte para não comer vários de uma vez, MAS como eles não são absolutamente NADA Low Carb ou Keto, já não como eles faz muito tempo.
Se tem uma coisa que as pessoas mais sentem falta vivendo um estilo de vida low carb é sem dúvida o pão. Eu já tenho a receita de um pão low carb aqui no blog usando somente 3 ingredientes, mas ele sem dúvida não tem a consistência de um bagel . Eu espero que esse bagel low carb e keto com farinha de amêndoa preencham a sua vontade de um pãozinho.
Algo na minha cabeça me dizia, se a massa de mozzarella cria uma crosta de pizza maravilhosa, que outras receitas low carb eu poderia fazer com mussarela? Eu imediatamente pensei em bagels, pois a massa com o queijo mussarela fica bem massudinha.
TEXTURA E TEMPEROS PARA O BAGEL LOW CARB
Depois de mexer um pouco com as proporções dos ingredientes, essas belezuras foram o resultado. E agora acredito que sem dúvida, quando se trata de uma “mastigabilidade” (isso é uma palavra ou eu acabei de inventar?) a massa de mussarela supera todas as outras que eu já testei.
Tanto o sabor quanto a textura são melhor!
A massa para esse bagel low carb/keto tem um pouco menos mozzarella em comparação com uma massa de pizza que eu faço (prometo postar a receita logo logo), eles também contêm fermento em pó para fazer com que eles cresçam.
Apenas 5 INGREDIENTES são necessários para fazer esses bagel low carb/keto e sem glúten. São super fáceis, massudinhos e deliciosos! Se você quer bagels low carb/keto ou bagels sem glúten, você vai se apaixonar por esses!
Esses bagels low carb só vão funcionar se você misturar a massa muito bem. Repito, MUITO BEM! A massa precisa estar completamente uniforme, sem pedaços de farinha de amêndoa se separando do queijo. Você vai precisar misturar muito bem, provavelmente reaquecer um pouco, e misturar mais um pouco para conseguir o resultado correto.
Levar a massa à geladeira também pode ajudar se a massa estiver muito grudenta depois de misturar bem.
Eu usei uma leve camada de sementes de gergelim por cima dos meus, mas fique à vontade para usar qualquer tempero que você quiser. Ou não use nada, se você preferir ele bem básicão.
De qualquer forma, eles são gordinhos, macios e bem “mastigáveis” – como um verdadeiro bagel deve ser. Para mim, só a consistência já é um sucesso!
DICAS E TRUQUES PARA OS BAGELS LOW CARB
MASSA GRUDENTA DEMAIS
Esse é o problema mais comum com essa massa. E fica muito pior se a temperatura da sua casa estiver muito quente ou se suas mãos estiverem muito quentes.
As dicas abaixo podem te ajudar:
- Refrigere a massa. Levar a massa à geladeira por cerca de 30 minutos irá torná-lo menos pegajosa.
- Cubra as mãos com óleo. Esse truque é o meu favorito. Primeiramente lave as mãos se já estiverem pegajosas, depois adicione um pouco de óleo (gosto do óleo de abacate por ser bem neutro, pode ser de coco também) e você poderá trabalhar com a massa com mais facilidade.
- Certifique-se de que a massa esteja realmente completamente misturada. A massa é muito mais pegajosa antes de estar completamente uniforme. Se o queijo começar a solidificar antes que a massa esteja bem misturada, talvez seja necessário reaquecer um pouquinho para amolecer o queijo novamente. Não aqueça demais para evitar que o ovo cozinhe. Quando já estiver novamente quente e derretido, amasse e aperte rapidamente entre os dedos a massa para tentar misturar bem. Depois disso, você pode tentar as dicas 1 e 2 antes de formar os bagels.
OS BAGELS NÃO ESTÃO CRESCENDO
Esse problema é o mais difícil de solucionar, mas normalmente não estraga a receita. Às vezes, os bagels low carb se espalham para os lados ao invés de crescer.
Infelizmente, nem sempre é evitável. Um dos maiores culpados por isso, é o seu fermento em pó – tenha certeza que ele é bem novo e fresquinho. Depois de um tempo ele começa a não funcionar muito bem.
Forme seus bagels bem altos e tente deixar um buraco grande, porque eles se expandirão para cima e para os lados. Deixe bastante espaço entre eles também no tabuleiro.
Não se preocupe muito com isso. Mesmo se eles se espalharem mais do que você esperava, eu prometo que ainda assim eles continuaram surpreendentemente deliciosos.
- 1½ xícara de farinha de amêndoa (sem casca)
- 1 colher de sopa de fermento em pó (sem glúten)
- 2½ xícara de queijo mussarela ralado (deve ser mussarela ralada, não mussarela de búfala)
- 56.7g de cream cheese (cortado em cubos)
- 2 ovos grandes
- Sementes de gergelim (para cobertura - opcional)
- Pré-aqueça o forno a 204°C. Cubra uma assadeira com papel manteiga.
- Misture a farinha de amêndoa e o fermento em um bowl.
- Misture a mussarela ralada e o cream cheese em cubos em uma tigela, e leve ao microondas por 2 minutos (misture depois de 1 minuto e leve de volta ao microondas por mais 1 minuto). Mexa novamente no final até ficar bem incorporado. (Se você não quiser usar o microondas, aqueça os queijos em banho-maria no fogão em fogo baixo, misturando sem parar, até derreter por completo)
- Misture a farinha e os ovos na mistura do queijo derretido. Trabalhando rapidamente enquanto o queijo ainda está quente, amasse com as mãos até formar uma massa uniforme. A massa ficará bem pegajosa, mas continue amassando e apertando com os dedos por alguns minutos. Se a massa ficar dura antes de estar completamente misturada, for muito difícil misturar, ou ainda estiver extremamente pegajosa depois de alguns minutos, você pode reaquecer no microondas por 15-20 segundos para amolecer novamente. Nesse caso, lave as mãos e misture novamente.
- Divida a massa em 6 partes. Forme / role um tronco longo com cada parte e, em seguida, junte as pontas para formar uma rosquinha, e coloque na assadeira já forrada. Repita com o restante da massa. Se for usar sementes de gergelim ou outro tempero, coloque por cima dos bagels e aperte suavemente a massa.
- Asse por cerca de 12-15 minutos, até que os bagels estejam firmes e dourados.