Aspargos assados é uma das formas mais simples e deliciosas de saborear aspargos. Requer esforço mínimo e o resultado é incrível!
Eu não sei você, mas eu absolutamente AMO aspargos. Ele é um vegetal super delicioso e cheio de vitaminas e minerais.
QUAL É A MELHOR FORMA DE COMER ASPARGOS?
Tem gente que gosta de comer aspargos cru em saladas e aperitivos, mas eu pessoalmente prefiro assado. Ele fica mais macio e faz com que a doçura natural do aspargo realce bastante.
Assar o aspargos é uma opção fácil e deliciosa de preparar aspargos. Assar requer uma temperatura alta no forno para que o vegetal asse ao invés de cozinhar no vapor por causa da temperatura baixa demais.
E a receita de hoje, é exatamente isso: uma receita fácil de aspargos assados que é simples, mas super deliciosa.
Os aspargos assados podem ser um aperitivo ou um acompanhamento simples e delicioso. Ele combina com vários alimentos, como carnes, peixe, frango, tortas, pizza, sanduíches, quiches, outros vegetais, e etc…
COMO SABER SE O ASPARGO ESTA BOM NA HORA DE COMPRAR?
Aspargos devem ter uma cor verde bem profunda e vibrante. As pontinhas dos aspargos devem ter vários tons de cores e ter a aparência bem saudável, não devem estar moles e nem com nenhuma gosminha.
As pontinhas dos aspargos são normalmente as primeiras a estragarem. Se as pontas estiverem moles ou pretas, não deve ser consumido.
Se estiver assim, não compre. Ou se você comprou quando estava bom, mas demorou demais para cozinhar, infelizmente, jogue fora.
Quanto tempo dura na geladeira?
O aspargos fica bom na geladeira por aproximadamente 5-7 dias. A maneira correta de armazenar aspargos é em pé na água. Que nem flores. Você sabia disso? Ele suga água para manter sua crocância, que nem flores sugam água para continuarem vivas.
Essa receita é simples pra xuxu, mas conheço pessoas que nunca comeram aspargos assados, e que quando experimentam não acreditam como é delicioso!
Apenas cubra os aspargos com um pouco de azeite de oliva, tempere com sal e pimenta, e leve ao forno até ficarem levemente dourados e macios.
Esta receita básica pode ser temperada de várias maneiras diferentes; adicione um pouco de alho picadinho, suco de limão, vinagre balsâmico ou queijo parmesão ralado para algumas variações deliciosas e fáceis.
DICA:
- Você já comeu aspargos assados e estava duro e fibroso demais? A melhor maneira de evitar isso é usar os aspargos maiores e mais gordinhos, ao invés dos fininhos. Os finos secam rápido demais com o calor do forno.
- Corte as pontas fibrosas e duras. Coloque os aspargos em uma tábua e com uma faca afiada, corte cerca de 2,5 cm da ponta. (não da ponta com as “florzinhas” ok?). Essa parte é dura, fibrosa e difícil de mastigar, por isso precisa ser removida antes do cozimento.
Se você está a procura de acompanhamentos fáceis e deliciosos low carb, experimente também esse repolho assado com molho de mostarda. Tenho certeza que você vai amar!
Enjoy!
- 450g de aspargos
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- ½ a 1 colher de chá de sal (a gosto)
- ½ colher de chá de pimenta do reino (a gosto)
- Preaqueça o forno a 200°C.
- Corte a parte de baixo (fibrosa) dos aspargos e descarte.
- Coloque os aspargos numa assadeira forrada com papel alumínio, ou com papel manteiga, regue com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem com as mãos para ter certeza que todos os aspargos estão cobertos com o azeite, sal e pimenta.
- Asse por 9-10 minutos, dependendo da espessura de seus talos e de como você prefere (o ideal é que estejam macios quando perfurados com a ponta de uma faca, eu deixo por 9 minutos porque prefiro ele mais crocante do que mole).